28 de Abril - Dia da Educação


Educação - É o conjunto de técnicas e conhecimentos necessários para a transmissão do saber e dos valores essenciais à sociedade.

Ao professor cabe transmitir conhecimentos e estimular o raciocínio lógico e a visão crítica dos estudantes, ajudando-os no desenvolvimento de habilidades para entrar no mercado de trabalho e assumir seu papel de cidadão.

Atua em todos os níveis da educação, do ensino infantil ao superior. Pode lecionar disciplinas específicas nos cursos profissionalizantes, nas classes de alfabetização, de educação especial (para portadores de deficiência) ou para jovens e adultos (antigo supletivo). Pela Lei de Diretrizes e Bases de 1996, todos os professores, de qualquer nível de ensino, devem ter formação superior a partir de 2007. Para lecionar em faculdade, é preciso, ainda, ter pós-graduação.

Hoje em dia é grande a importância dada à educação. O número de analfabetos no país vem caindo a cada ano e praticamente todas as crianças com idade entre 7 e 14 anos estão matriculadas na escola. E também há um esforço para colocar na pré-escola as crianças com menos de seis anos de idade.

Outra preocupação atual é com a repetência. Professores e o Ministério da Educação buscam formas de evitar a repetência dos alunos para que eles não desanimem e acabem abandonando a escola. Mesmo assim, muitas crianças e jovens têm que deixar de estudar porque precisam trabalhar.

A qualidade do ensino também é um ponto importante para se pensar. Pouco adianta completar séries e ganhar um diploma se não aprendermos de verdade. Por tudo isso, estudar com prazer e buscar compreender o mundo através do que aprendemos é uma boa forma de comemorar o Dia da Educação.

Texto e imagens: http://www.velhosamigos.com.br/

A Grande Conquista Portuguesa em 1500 em Solo Americano

Conselho de Classe



Aos dezoito dias do mês de abril de dois mil e nove, nesta Unidade de Ensino: Escola Estadual Dr. Francisco Ant. de Azevedo, reuniram-se o grupo gestor, corpo docente, representantes de pais e alunos, e também os administrativos, pra o Conselho de Classe de 6º ao 9º anos do turno matutino, pra avaliação do primeiro bimestre do ano letivo de dois e nove. No início, após breve oração, a palavra foi entregue a Presidente da Comissão Eleitoral, Márcia Pereira Sodré, para o repasse do processo de Eleição para Gestores. Após os representantes de sala foram ouvidos e o conselho teve realmente seu inicio com a participação dos demais presentes. Falou-se sobre o empenho dos alunos em relação ao cumprimento de suas atividades e também sobre o desinteresse de alguns, sempre com o objetivo maior de encontrar medidas para minimizar os problemas e trazer aos estudantes a melhor educação possível.

Encontro de Professores Alfabetizadores





Aprender a ler, escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não em uma manipulação mecânica de palavras, mas em uma relação dinâmica que vincula linguagem e realidade.

- Paulo Freire –

A Secretaria de Estado da Educação – Seduc – tem se comprometido com a qualidade do ensino em Goiás e para isso objetiva implementar vários programas para a melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes da rede pública de ensino de Goiás. Assim pensando, realizaram nos dias 01, 02, 03 e 04/04/2009 em Pirenópolis – Goiás o Encontro de Professores Alfabetizadores.

Nesse encontro discutiu-se e ampliou-se os conhecimentos já existentes sobre alfabetização, com o intuito de levar os educadores a compreender melhor os novos caminhos percorridos pelo processo de alfabetização nesse momento em nosso país.

Na oportunidade, participamos de debates, palestras e oficinas, onde se expôs que o professor alfabetizador precisa adquirir conhecimentos acerca dos processos de alfabetização e metodologias apropriadas e diversificadas, pois nem sempre a prática pedagógica adotada pode ser eficaz a todos os aprendizes.

Assim, a alfabetização deve ser um processo prazeroso, instigante tanto para o professor quanto para o estudante e que a mesma deva fomentar em ambos o desejo de aprender a aprender. Digo em todos, porque enquanto se ensina, também se aprende.

As novas propostas valorizam os conhecimentos prévios da criança e, proporcionam momentos de interação entre educandos e professores, e que apresenta como conseqüência, condições saudáveis para a aprendizagem da leitura e da escrita de forma prazerosa e significativa.

O Processo de alfabetização começa assim que a criança se encontra com material impresso – desde que alguém lhe diga o que está escrito. Mas enfim, o que é alfabetizar e o que é letrar o nosso estudante?

De acordo com o material apresentado, fundamentado por Magda Soares, “Letramento em três gêneros”, a alfabetização é o processo de aquisição individual de habilidades requeridas para a leitura e escrita.

Assim, (...) a pessoa que aprende a ler e a escrever – alfabetizada – precisa também transferir a leitura e a escrita para suas práticas sociais, dado que letrar é muito mais que alfabetizar. Entretanto, os professores educadores, devem tomar cuidado para não sobrepor uma prática a outra. O ideal é que ambas se desenvolvam simultaneamente: alfabetizar letrando. Esse, é o novo desafio do processo de alfabetização para esse novo milênio.

O QUE É LETRAMENTO?


Letramento não é um gancho
em que se pendura cada som enunciado,

não é treinamento repetitivo

de uma habilidade,

nem um martelo

quebrando blocos de gramática.


Letramento é diversão

é leitura à luz de vela

ou lá fora, à luz do sol

São notícias sobre o presidente,

o tempo, os artistas da TV

e mesmo Mônica e Cebolinha

nos jornais de domingo.






É uma receita de biscoito,

uma lista de compras, recados colados na geladeira,

um bilhete de amor,

telegramas de parabéns e cartas

de velhos amigos.


É viajar para países desconhecido,

sem deixar sua cama,

é rir e chorar

com personagens, heróis e grandes amigos.

É um atlas do mundo,

Sinais de trânsito, caças ao tesouro,

Manuais, instruções, guias,

E orientações em bulas de remédios,

Para que você não fique perdido.


Letramento é, sobretudo,

um mapa do coração do homem,

um mapa de quem você é, e de tudo que você pode ser.


Kate M. Chong


Escola Est. Dr. Francisco Antonio de Azevedo



" Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca não aprendo, nem ensino" Paulo Freire







O evento teve abertura com palavras da professora Fátima Lima, coordenadora do Núcleo de Tecnologia, sobre o trabalho a ser alcançado com o evento. Em seguida a professora e diretora Euza, de unidade escolar de São Luis do Norte, falou sobre o trabalho e sucesso alcançado em sua escola com a introdução da informática e internet em sua escola.


A fala etano foi entregue, ao secretário municipal de educação de Uruaçu, professor André Luis, que reafirmou a fala da professora Euza e disse que a educação não é uma utopia.


A cordenadora no N.T.E, retornou a fala e diz que muitos dos dinamizadores conhecem bem seu serviço, mas é importante repensar nosso trabalo e seguir com leitura de texto sobre a importância da cultura digital na escola.


A segunda etapa do curso foi no Colégio Estadual Alfredo Nasse, onde os dinamizadores puderam aprender a produzir um blog e as possibilidades de utiliza-lo como mecanismo avaliativo.





Ler é viver...