- Paulo Freire –
A Secretaria de Estado da Educação – Seduc – tem se comprometido com a qualidade do ensino em Goiás e para isso objetiva implementar vários programas para a melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes da rede pública de ensino de Goiás. Assim pensando, realizaram nos dias 01, 02, 03 e 04/04/2009 em Pirenópolis – Goiás o Encontro de Professores Alfabetizadores.
Nesse encontro discutiu-se e ampliou-se os conhecimentos já existentes sobre alfabetização, com o intuito de levar os educadores a compreender melhor os novos caminhos percorridos pelo processo de alfabetização nesse momento em nosso país.
Na oportunidade, participamos de debates, palestras e oficinas, onde se expôs que o professor alfabetizador precisa adquirir conhecimentos acerca dos processos de alfabetização e metodologias apropriadas e diversificadas, pois nem sempre a prática pedagógica adotada pode ser eficaz a todos os aprendizes.
Assim, a alfabetização deve ser um processo prazeroso, instigante tanto para o professor quanto para o estudante e que a mesma deva fomentar em ambos o desejo de aprender a aprender. Digo em todos, porque enquanto se ensina, também se aprende.
As novas propostas valorizam os conhecimentos prévios da criança e, proporcionam momentos de interação entre educandos e professores, e que apresenta como conseqüência, condições saudáveis para a aprendizagem da leitura e da escrita de forma prazerosa e significativa.
O Processo de alfabetização começa assim que a criança se encontra com material impresso – desde que alguém lhe diga o que está escrito. Mas enfim, o que é alfabetizar e o que é letrar o nosso estudante?
De acordo com o material apresentado, fundamentado por Magda Soares, “Letramento em três gêneros”, a alfabetização é o processo de aquisição individual de habilidades requeridas para a leitura e escrita.
Assim, (...) a pessoa que aprende a ler e a escrever – alfabetizada – precisa também transferir a leitura e a escrita para suas práticas sociais, dado que letrar é muito mais que alfabetizar. Entretanto, os professores educadores, devem tomar cuidado para não sobrepor uma prática a outra. O ideal é que ambas se desenvolvam simultaneamente: alfabetizar letrando. Esse, é o novo desafio do processo de alfabetização para esse novo milênio.
O QUE É LETRAMENTO?
Letramento não é um gancho
em que se pendura cada som enunciado,
não é treinamento repetitivo
de uma habilidade,
nem um martelo
quebrando blocos de gramática.
Letramento é diversão
é leitura à luz de vela
ou lá fora, à luz do sol
São notícias sobre o presidente,
o tempo, os artistas da TV
e mesmo Mônica e Cebolinha
nos jornais de domingo.
É uma receita de biscoito,
uma lista de compras, recados colados na geladeira,
um bilhete de amor,
telegramas de parabéns e cartas
de velhos amigos.
É viajar para países desconhecido,
sem deixar sua cama,
é rir e chorar
com personagens, heróis e grandes amigos.
É um atlas do mundo,
Sinais de trânsito, caças ao tesouro,
Manuais, instruções, guias,
E orientações em bulas de remédios,
Para que você não fique perdido.
Letramento é, sobretudo,
um mapa do coração do homem,
um mapa de quem você é, e de tudo que você pode ser.
Kate M. Chong
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