LER É MUITO MAIS




" A língua é ou faz parte do aparelho ideológico, comunicativo e estético da sociedade que a própria língua define e individualiza" (Leonor Buescou)

A Escola Estadual Dr. Francisco Ant. de Azevedo vem desenvolvendo o projeto LER É MUITO MAIS, sob orientação da professora de Língua Portuguesa, Silvia Résio, que tem como proposta incentivar a leitura e a produção textual entre alunos e a comunidade local.

São mais de 150 obras literarias, pertencentes ao acervo da biblioteca da escola e que agora seão objeto de leitura e permitirão o aprendizado e formação dos nossos estudantes.

As ações que o projeto propõem:

1ª Produção de Resenhas - 29 e 30 de abril de 2010
As resenhas serão feitas individualmente de acordo com a leitura feita por cada um. Logo após serão expostas num varal no pátio da escola.

2ª Pedágio Literário - " A Cidade Lê" - 07 de Maio de 2010
Os alunos farão pedágio onde distribuirão as resenhas feitas por eles, a todos os interessados. Abaixo da resenha serão acrescidos dados sobre o autor, nome da escola e do aluno que produziu a resenha. Além do pedágio faremos uma visita aos comércios e casas da avenida principal neste mesmo dia. Pediremos que comprem a resenha feita e o dinheiro arrecadado será utilizado na compra de mais livros ou em outros benefícios na própria escola.

3ª Viagem Cultural - 21 de Maio de 2010
Viagem para a cidade de Pirenópolis - GO. Servirá como incentivo aos alunos que lerem o maior número de livros até a data da viagem. Além do lazer a viagem servirá para que os alunos tenham contato com a cultura da cidade nas visitas que farão.


4ª Registro da Viagem - 04 de Junho de 2010
Registro com fotos para montagem de um mural com as informações obtidas no viagem. Poderá ser feito em gurpos, bem como a montagem do mural expositivo.


5ª Feira das Letras - Agosto de 2010

Os alunos reunir-se-ão em grupos por afinidade pessoasl e montarão a feira para apresentar os livros oralmente. Deverão incluir também na apresentação um pouco sobre o autor da obra. Além da apresentação oral o cenário deverá ser apropriado à apresentação bem como a caracterização dos apresentadores. O público será os membros da comunidade escolar do período matutino e os colegas de mesmo ano letivo da escola parceira.

6ª Dramatização de Contos - Setembro 2010

Após se dividirem em grupos e fazerem leitura coletiva dos contos selecionados os alunos escolherão um dos contos o qual deverá organizar o texto para que seja dramatizado.

7ª Premiação aos Primeiros Colocados - Outubro 2010

Esta premiação ocorrerá em local determinado, mas geralmente num evento da própria escola. E os maiores leitores da escola são apresentados e premiados em ordem crescente.

8ª Confraternização - Novembro 2010

Esta confraternização consiste numa reunião dos participantes para conversar sobre o projeto e se divertirem como qualquer outro momento de socialização. Na oportunidade, será feita uma avaliação social a respeito dos conteúdos lidos, de maneira informal.


A competição no momento esta liderada pela aluna Paloma Barreto Godoi, estudante do 9º A, com 30 obras lidas.


1 comentários:

Anônimo disse...

A leitura é a mais mágica das viagens, capaz de levar-nos a lugares únicos e produzir sensações singulares. Não deixe de participar e contribuir para o seu sucesso pessoal. Professor Beto