Desfile 7 de Setembro

A Esc. Est. Dr. Franc. Antônio de Azevedo fez bonito no desfile de 7 de Setembro, tendo o tema Brasil no Regime Militar 1964-1985.

Tivemos 12 pelotões, e uma participação expressiva dos alunos.


Exército, Marinha e Aeronáutica uniram suas forças e ficaram 20 anos no comando do nosso país, controlando não apenas a participação política, mas também censurando a arte, a cultura e a educação do nosso povo.

No teatro, na televisão, no cinema, nos jornais impressos, nas emissoras de rádios, nas escolas e universidades, nos movimentos civis; o governo militar conseguiu exercer controle graças ao uso da força.

Contudo a sociedade se organiza e enfrenta este governo autoritário e ilegítimo. Passeatas e manifestações em todo país, foram organizadas unindo milhões de brasileiros na busca pela reinstalação da democracia e pela liberdade de expressão.

A U.N.E (União Nacional dos Estudantes) teve participação relevante nessas manifestações e muitos dos seus líderes acabaram perseguidos pelo regime militar. Muitos foram presos, outros foram exilados, partindo para outros países por terem suas vidas ameaças por um governo ditador em seu próprio país.

A Guerrilha do Araguaia também foi lembrada no nosso desfile. Nesse momento negro da nossa história, embrenhados na mata no norte do país, inspirados na guerrilha da Revolução Cubana, brasileiros comunistas enfrentaram o governo militar. Este movimento foi sufocado com muita força bruta. Muitos morreram e outros foram presos. Aliás a morte de brasileiros não se limitou a esta guerrilha. Nas cidades outros tantos foram perseguidos e mortos por levantarem sua voz contra o regime.









A Anisita de 1979, ainda hoje criticada por não punir os responsáveis pelo regime e suas atrocidades, teve seu espaço dentro do desfile.

A campanha Diretas Já também foi retratada, fechando nosso desfile. Este movimento que se alastrou por muitos Estados da Federação, tinha como objetivo o retorno da eleições diretas para presidente da república.

4 comentários:

ana laura disse...

esse desfile foi demais, apesar de que foi muito cansativo.

Unknown disse...

foi muito chato

Anônimo disse...

foi muito estressante

coisas de meninas ⋆ disse...

OI GOSTEI MUITO DO DESFILE DO DIA 7 DE SETEMBRO COM TEMAS RELACIONADO AO NOSSO PAIS.GOSTARIA DE SABER SE VOCS PODERIAM POSTAR MAIS FOTOS COM O TEMA DITADURA MILITAR COM MAIS DETALHES POIS ESTAMOS TRABALHANDO ESSE TEMA PRA O PRÓXIMO DIA 7 DE SETEMBRO E COMO ACHAMOS LINDO OS DESTAQUES TRABALHADO POR ESSA ESCOLA,VOCÊS PODERIA NOS AJUDAR? OU SE VOCÊS TEM UM VIDEO DO DESFILE PŔA VENDER GOSTARIAMOS DE COMPRAR.ENTRE EM CONTATO CONOSCO PELO EMAIL:ESDRA-SILVA@HOTMAIL.COM