LER É MUITO MAIS

Pirenópolis
Berço da ocupação goiana a cidade de Pirenópolis, interior goiano, foi o destino de nossa escola no último dia 21. Em mais uma etapa do projeto LER É MUITO MAIS, elaborado pela professora Silvia Résio com os alunos dos 9º A e B, os estudantes acompanhados pelos professores Beto, Ilda, Iara, Maria José, Marolina e Silvia, estiveram envolvidos pela bela história desta cidade linda e romântica, cercada por belas montanhas e cachoeiras, com uma arquitetura rica e grande acervo artístico.

O povoamento da região goiana teve início em 1727, após chegada da primeiras bandeiras, em busca de ouro. O nome dado a região foi Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte.
Nativos habitavam a região como: Índios da nação Caiapó, caçadores, nômades e coletores.
Os novos habitantes da região, com o advento da mineração eram em sua maioria portugueses, oriundos do norte de Portugal e Galícia.



Lavras de Ouro, garimpo de aluvião nas margens do Rio das Almas era a principal atividade econômica e responsável pela formação de um povoado que mais tarde se transformaria na cidade de Meia Ponte, atual Pirenópolis.


A cidade foi responsável por muita riqueza e prosperidade no auge no ciclo do ouro, que teve seu apogeu entre 1750 e 1800. A agricultura e comércio surgiram como alternativa após o declínio da economia aurífera, entre 1800 e 1850. Então se seguiu um período de recolhimento e isolamento da cidade, onde esta perde prestígio e poder.





Durante os primórdios e meados do século XX, Pirenópolis só era lembrada por ocasião das festas, que sempre tiveram bastante destaque, como a Festa do Divino, festejada desde 1819, e um pouco de comércio de quartzito por ocasião da construção de Goiânia, em 1930.

Até que com a chegada de Brasília, a atividade mineradora do quartzito se intensificou, melhoraram-se os acessos e começaram a chegar visitantes de outras localidades, como compradores de pedras para a construção de Brasília, políticos e viajantres hippies.




Hoje esta cidade renasceu como centro turístico, sendo um dos principais pólos do estado de Goiás nesse aspecto. A economia ainda conta com forte influência do extrativismo do quartzito-micáceo (Pedra de Pirenópolis).

Após esse pequeno resumo da história local, aprecie mais uma vez as fotos aqui deixadas como registro deste salutar momento para o aprendizado e crescimento dos nossos alunos.



A turma se reuniu no centro histórico, acompanhado pelo guia turístico Cristiano, que propiciou a nós muito conhecimento e a visita aos principais pontos da cidade.



Deixe seu comentário sobre a máteria a as fotos. Participe também do blog da nossa escola e deixe-o ainda mais bonito.

0 comentários: