Pedacinhos de Brasil


Tamanho é com ele mesmo: o Brasil é um dos maiores países do mundo, tão grande que tem gente que diz que ele tem dimensões continentais, ou seja, que ele tem tamanho para ser um continente.


E o que tem de grandão, o Brasil tem também de variado. As paisagens que a gente vê no Nordeste são totalmente diferentes das do Sul. O jeito como as pessoas vivem lá no Norte não tem nada a ver com a maneira de viver da gente do Sudeste. Por causa dessas diferenças, o pessoal do IBGE (o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) resolveu dividir o Brasil em alguns "pedaços".

Cada estado no seu galho
Essa divisão ficou pronta em 1969, e nela o Brasil é reapartido em cinco regiões:
- o Norte, que tem 7 estados (Acre, Amazônia, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá e Tocantins), e que ocupa 45,3 % da área do país (quase a metade!);
- O Centro-Oeste, que ocupa 18,9% do território nacional e tem 3 estados (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás) e o Distrito Federal
- o Nordeste, que tem 9 estados (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia) e ocupa 18,2% do Brasil;
- O Sudeste, que equivale a 10,8% da área do Brasil e tem só 4 estados (Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo)
- E, para terminar, o Sul, a menor região (só 6,8% da área do país), que tem 3 estados (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul)
Faças contas rapidinho: somando tudo, dá para notar que o Brasil tem 26 estados e mais um tal de Distrito Federal, que é onde fica a cidade de Brasília.
Mas nem sempre foi assim...

Divisões e promoções
Desde que o IBGE resolveu criar essa divisão regional para o Brasil, nosso país já passou por um monte de mudanças. Em 1977, por exemplo, "nasceu" um estado novinho em folha: era o Mato Grosso do Sul! Ele surgiu quando o Mato Grosso, que era um estado grande demais, foi divido em dois.

Cinco anos depois, mais um estado entrou no nosso mapa: Rondônia! Mas o nascimento de Rondônia não foi igual ao do Mato Grosso do Sul, não: essa área, que antes era um território, ganhou um "promoção" e, em 1982, virou estado. A mesma coisa aconteceu, em 1988, com os territórios do Amapá e de Roraima: os dois foram promovidos e se tornaram estados também!
Aliás, 1988 foi um ano cheio de mudanças no mapa do Brasil. Além de Amapá e Roraima, nasceu também o Tocantins, que antes era um pedaço de Goiás. Mas, ao contrário do estado-papai, que fica na região Centro-Oeste, o Tocantins acabou entrando na turma da região Norte. No mesmo ano, Fernado de Noronha, coitado, acabou sendo rebaixado. Essa ilha lindona, que era um território, perdeu o posto e virou só um município do estado de Pernambuco...
Origem deste texto:

0 comentários: